quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Wygotsky apresenta a relação entre processo de desenvolvimento biologico e aprendizagem.


Para Vygotsky, a vida em sociedade é de suma importância  para a transformação do homem biológico em ser humano. É pela aprendizagem nas relações com os outros que construímos os saberes que trás nosso desenvolvimento mental e  Intelectual.
Vygotsky dividiu os níveis de desenvolvimento da seguinte forma:
desenvolvimento real: é o já adquirido ou completado (a criança faz sozinha, não precisando de auxilio de outras pessoas). desenvolvimento potencial: é a capacidade de aprender com ajuda de outra pessoa.

A relação entre aprendizagem e desenvolvimento é baseada em princípios interacionistas. Segundo o conceito de zona de desenvolvimento proximal ZDP consiste na “distância que medeia entre o nível atual de desenvolvimento a da criança, determinado pela sua capacidade atual” de resolver problemas individualmente e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de problemas sob a orientação de adultos ou em colaboração com os pares  mais capazes” (http://www.uma.pt/carlosfino/Documentos/Powerpoint_Vygotsky.pdf
Segundo a teoria Vygotskyniana o papel da cultura para a constituição do indivíduo: transforma o homem de apenas ser biológico para também ser sócio-histórico, num processo em que a cultura torna-se parte essencial da constituição da natureza humana. Valoriza o ambiente sócio-cultural em que encontramos inseridos e situa a aprendizagem nas inter-relações: família escola e amigos que são os Impulsionadores do desenvolvimento. Pois, a criança nasce biologicamente e socialmente, ao nascer já esta inserida em um grupo cultural e lingüística e isto é fundamental para o processo de seu desenvolvimento.
Vygotsky deixa claro que não é o desenvolvimento que precede torna possível a aprendizagem, mas é a aprendizagem que antecede possibilita e impulsiona o desenvolvimento. Ou seja, é a aprendizagem que possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimentos. Ele nos alerta a considerar não apenas o nível de desenvolvimento da criança, mas como também o nível de desenvolvimento potencial, ou seja, a capacidade de desempenhar tarefa com ajuda de adultos ou companheiros mais capazes, há tarefa que a criança não consegue desempenhar sozinha, mas através da instrução ela é capaz. Pois, a criança é dotada de uma nata potencialidade, não nasce sabendo, mas a aprendizagem esta presente desde o início da vida, com o desenvolvimento potencial, que vai progredindindo a cada dia através da ajuda de outros. Sozinha ela jamais aprenderá nem mesmo amarrar um sapato. Portanto a interferência de outros principalmente do professor na aquisição da aprendizagem é de suma importância para o desenvolvimento da criança.


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