quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A História da educação infantil no Brasil



Falar sobre a história da educação infantil no Brasil é algo abrangente e de grande peculiaridade. Neste trabalho abordarei alguns fatos que marcaram a história da educação infantil a partir da década de 70 que pela qual houve uma grande conquista.
Até meados do século XIX as crianças pequenas ficavam com a mãe. não havia instituições – creches ou parques infantis – que atendessem crianças pequenas longe das mães.
A iniciativa deste projeto de tão grande importância na educação da criança expandiu de uma forma extraordinária, trazendo beneficio não somente as crianças, as mães, bem como as indústrias, que poderiam trazer mulheres para o quadro de funcionários, aumentando assim a produção, e através desta ampliar os seus negócios.
Vemos também outro marco que é o Estatuto da Criança e do Adolescente. Alguns dispositivos são particularmente importantes para a educação infantil: E os critérios para aplicação do princípio da prioridade absoluta. Os direitos da criança e do adolescente não simplesmente garantia de vagas, mas, principalmente o resultado da educação. Em outras palavras, o direito diz respeito a uma educação de qualidade.

 
EDUCAÇÃO INFANTIL, SEMPRE FOI E SERÁ O MAIOR INVESTIMENTO DA HUMANIDADE

Até meados do séc. XIX não havia instituições creches ou parques infantis – Na década de 70 teorias foram levantadas nos Estados Unidos e na Europa afirmando que as crianças mais pobre sofriam de "privação cultual" Final da década de 1970 e inicio dos anos 80 Movimento social de reorganização política do país (democratização e combate às desigualdades sociais).Exigência da creche como um direito do trabalhador e dever do Estado. Faz referências a direitos específicos das crianças, para além daqueles do âmbito da família O direito à educação, desde o nascimento é reconhecido como direito da criança e dever do Estado A infância é reconhecida como uma etapa da vida com características peculiares e um período essencial no desenvolvimento do ser humano.

A ida das mulheres de classe média para o mercado de trabalho Vai produzir um grande aumento de creches e pré-escolas Essas novas instituições trouxeram novos valores: a defesa de um padrão educativo voltado para os aspectos cognitivos, emocionais e sociais da criança pequena. Década de 1960 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 4024/61) ‏Incluía a escola pré-primária para as crianças com menos de 7 anos Golpe militar retrocede essas compreensões e continua a divulgar a idéias de creche e mesmo pré-escola como equipamentos sociais de assistência à criança. Educação é uma das maiores conquistas do ser humano, pois é ela que nos dá diretrizes para a vida. Até os nossos sonhos para o futuro são frutos da educação que rebemos dos nossos pais e mestres. As creche e pré-escola vieram atender de uma forma singular os anseios e objetivos da mulher. Outrora ela era apenas esposa, mãe e dona de casa. Não entendia nada no que referia o mundo lá fora. O seu mundo era apenas o lar. era admirada apenas como uma boa dona de casa, pois ali ela costurava, fazia crochê, alem de lavar, passar, limpar a casa e cuidar dos filhos. Quando estudava aprendia apenas o b, abá já era o suficiente, afinal ser a rainha do lar não precisava de tanta leitura, apenas repetia, passava para os filhos o que havia aprendido de seus pais. mas, com o passar do tempo a mulher foi acordando para a vida, descobrindo o seu valor, percebendo porém de que é capaz, de sentir, e expressar seus sentimentos, capaz de correr atrás e alcançar o seu espaço.
A creche foi e está sendo a grande aliada da mulher. Pois, ela sai para trabalhar e deixa seu filho não com uma pessoa qualquer, mas, em uma instituição onde a criança será alimentada e educada, por pessoas preparadas para tal função. e ao chegar em casa mesmo cansada pelo serviço lá fora, está feliz, por ver o filho, e saber que em casa não falta nada, pois, com o seu trabalho melhorou a renda familiar.

O progresso da educação depende de cada um de nós. São as nossas atitudes que trará a resposta positiva ou negativa. um simples gesto pode comprometer o futuro de uma nação onde a força total de todos os projetos esta em torno da educação. portanto, é nescessário pensarmos  e analizarmos com muita cauleta antes colocarmos o nosso voto nas urnas.
SERRA OU DILMA?
Um dos dois estará diante de um Brasil com muitos problemas para serem resolvidos, projetos para serem desengavetados. e outros para serem criados que beneficiarão a nossa nação. É preciso votar, mas votar conciente. Para que esta e a próxima geração possa viver em um país melhor.

Um comentário:

  1. Gostei muito da sua postagem,estou me preparando para entrar no ensino infantil, me passa algumas dicas. obrigado

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