sábado, 8 de outubro de 2016

O LÚDICO NA VIDA DA CRIANÇA não somente neste DIA DAS CRIANÇAS, mas todos os dias .








O LÚDICO NA VIDA DA CRIANÇA



A pedagogia eficaz esta presente no cuidar, educar
e brincar, pois, estes são fatores fundamentais e inseparáveis, é
imprescindível que andem juntos para o desenvolvimento da criança. Hoje
as Instituições estão valorizando as brincadeiras. Não muito tempo atrás as
Instituições não davam seu devido valor o preconceito estava presente
entre os pais e sociedade, pois para eles brincadeiras nas escolas eram passa
tempo e perca de tempo. Não conseguia extrair dali algo positivo.
Hoje as Instituições estão atentas a este fator tão
importante na vida das crianças, pois além do prazer e alegria que a atividade
lúdica promove desperta interesse de aprendizagem e os próprios adultos também
tem sido beneficiados pelo fato de ver o retorno positivo que as brincadeiras tem proporcionado.
São através das brincadeiras que elas são motivadas
a pensar, e valorizar a si própria acreditando no seu potencial. Aprender
brincando é uma das maneiras mais fácies e agradáveis. Isentar as brincadeiras
na educação da criança é desvalorizar a sua verdadeira essência. é matar
a oportunidade que ela tem de crescer saudável e feliz.
Sabendo que, nenhuma criança é igual a outra, cada
uma tem sua vida e sua particularidade, problemas, dificuldades e desafios
diferentes que são apresentados pelos adultos em seus lares e sociedade,
mas todas tem algo em comum o desejo de brincar e continuar brincando. E as
brincadeiras tem o “poder” de transformar aquelas crianças tristes em
crianças alegres, elas pulam, correm, brincam, gritam, conversam, lutam, enfim,
brincadeiras que deixam livres e soltas para a vida.
As brincadeiras transmitem à criança imaginação, a
criatividade, a fantasia, o desenvolvimento motor, a interação social, a
produção de cultura, o aprendizado de regras, o valor da vida, da interação, da
amizade, do respeito, obediência, amor ao próximo, responsabilidade,
conhecimento e desenvolvimento.
A criança cresce e desenvolve-se em um ambiente que
tem a sua cara, um mundo de cores, fantasias e brincadeiras.

Brincar é, sem dúvida, uma forma de aprender, mas é
muito mais que isso. Brincar é experimentar-se, relacionar-se, imaginar-se,
expressar-se, compreender-se, confrontar-se, negociar, transformar-se, ser. Na
escola, a despeito dos objetivos do professor e de seu controle, a brincadeira
não envolve apenas a atividade cognitiva da criança. Envolve a criança toda. É
prática social, atividade simbólica, forma de interação com o outro. Acontece
no âmago das disputas sociais, implica a constituição do sentido. É criação,
desejo, emoção, ação voluntária (Fontana & Cruz, 1997, p. 139).